Os 7 Processos e os 7 Milagres de Jesus
- Silvia Gadelha Motta
- Apr 29, 2022
- 2 min read
Updated: Jul 6, 2023
Iniciei minha pesquisa amparada por duas perguntas:
- Seria possível correlacionar os 7 processos com os 7 Milagres de Jesus?
- Podemos aplicar os 7 Processos em propósitos diversos?
Os 7 Milagres e os 7 processos
Primeiro processo: Respiração, encontrando, chegando.
Primeiro Milagre: As bodas em Caná da Galiléia, Cristo atua através de sua mãe, era um recém chegado ao seu tríplice envoltório. Vem com uma proposta de casamento (união) por amor, porém ainda necessita usar forças reminiscentes (força consanguínea e hereditária).

Segundo processo: Aquecimento, atendendo, interesse, acolhendo.
Segundo Milagre: Cura do filho do oficial. Cristo se aprofunda na alma do oficial, ele acende (aquece) a alma do oficial, e com essa chama consegue atuar na cura à distância.

Terceiro processo: Digestão, detalhar, esmiuçar, inserido, aprofundando.
Terceiro Milagre: Cura de um paralítico. Aqui Cristo atua pela primeira vez sem concordância de alma, atua sozinho, ele aprofunda sua ação até o corpo astral do doente. Parece ter uma atitude mais de confrontamento: adverte o homem para que não peque mais e também realiza esse milagre no sábado (quebra de regras), causando surpresa, revolta e questionamentos aos judeus.

Quarto processo: Segregação, reconhecer, descobrir, comprometido, semente, essência, compromisso, Cristo.
Quarto Milagre: Multiplicação dos pães e peixes. Aqui ocorre um vislumbre da missão de Cristo, levar o impulso crístico até a alma dos homens. Cristo permeou a alma de seus discípulos, e estes agiram com Cristo em si. Através de Cristo os discípulos atuaram.

Quinto processo: Manutenção, fidelidade ao insight, praticando.
Quinto Milagre: Jesus anda por sobre o mar. Há uma mudança grande a partir do quarto Milagre, pois Cristo está com mais domínio sobre seus corpos doados por Jesus de Nazaré, está prestes a falar o primeiro EU SOU. Interessante observar o uso das seguintes palavras na análise de Rudolf Steiner sobre o quinto Milagre,“Havia-se tornado tão forte , pela natural intensificação nos exercícios dos últimos fatos…”. Realmente o quinto Milagre não parece ter objetivo (curar, alimentar…) parece uma experimentação da capacidade de Cristo, com seus três invólucros cada vez mais soltos, livres.

Sexto processo: Crescimento, transpondo, emergindo, criar nova habilidade, novas capacidades.
Sexto Milagre: Cura do cego de nascença. Cristo agora ganhou a capacidade de pronunciar o primeiro EU SOU, o Eu sou de Cristo atuou no Eu divino do cego. Transpôs a limitação dos seus três envoltórios.

Sétimo processo: Reprodução, co criando.
Sétimo Milagre: Ressurreição de Lázaro. Cristo realiza a primeira iniciação cristã. Cristo extravasa para Lázaro o impulso para este ser o futuro proclamador dessa força. “O divino no Cristo deve se tornar visível em Lázaro e através de Lázaro” Rudolf Steiner. Cristo diz o quinto EU SOU, “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá.

Para ler o trabalho de Silvia Gadelha Motta na íntegra clique no link abaixo:

Comments